DIA DO SICOFAA
EMAER celebra o Dia do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas
Uma solenidade militar realizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF), nesta segunda-feira (14/04), marcou o Dia do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), celebrado anualmente em 16/04. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado pelo Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
Durante o evento, o Brigadeiro do Ar Leonardo Venancio Mangrich recebeu o Certificado de Cooperação General Thomas Dresser White, uma honraria instituída pelo SICOFAA para reconhecer indivíduos que se destacaram por suas contribuições notáveis à cooperação aérea no Hemisfério Ocidental. O certificado é uma forma de valorizar o compromisso e o esforço daqueles que desempenham um papel fundamental no fortalecimento da segurança e colaboração aérea no continente americano.
"É muito importante o reconhecimento do empenho da Força Aérea Brasileira, da nossa disposição em participar de operações conjuntas e combinadas com outros países e, principalmente, da nossa grande representatividade frente ao SICOFAA. O Brasil sempre se destacou, seja em ambientes de cooperação contra ameaças comuns entre países, seja em missões de assistência humanitária, onde a velocidade, flexibilidade e adaptabilidade de uma Força Aérea fazem toda a diferença quando se trata de salvar vidas", afirmou o Brigadeiro Mangrich.
Duas Unidades Aéreas da FAB também foram agraciadas. O 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) foi agraciado com a Comenda “Legião ao Mérito Confraternidade Aérea Interamericana – Grau Oficial”, em reconhecimento à sua destacada participação nas atividades e operações promovidas no âmbito do SICOFAA, como as operações Cooperação VII (2021) e Cooperação IX (2023). O Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) - Esquadrão Cobra, por sua vez, recebeu o prêmio PREVAC (Segurança de Voo), que destaca aquele que, com ações preventivas, contribuem significativamente para a segurança em voo e a prevenção de acidentes aéreos.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic comentou sobre a importância da data. "O Dia do SICOFAA é uma oportunidade para reconhecer a união e a solidariedade entre as Forças Aéreas do continente americano. Saudamos todos aqueles que, com dedicação e profissionalismo, contribuem para o sucesso dessa importante organização. A humanidade tem enfrentado, ao longo da história, a dura realidade das catástrofes naturais, desde pequenos incidentes até grandes tragédias. As Forças Aéreas se destacam como agentes essenciais na ajuda humanitária, utilizando sua quantidade, alcance, velocidade, mobilidade, flexibilidade e visão aérea como ferramentas valiosas em situações de emergência", disse o Oficial-General.
SICOFAA
Criado com o objetivo de promover a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos para o fortalecimento das capacidades operacionais de seus membros, o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA) atualmente conta com 23 países, incluindo o Brasil. O sistema funciona como uma organização apolítica e voluntária, cuja missão é apoiar as necessidades de seus membros e fortalecer laços de cooperação mútua e interoperabilidade, assegurando uma resposta eficaz e combinada em situações de emergência, alinhada às intenções diplomáticas dos países.
A ideia de reunir as Forças Aéreas Americanas surgiu em 1961, quando os quatorze comandantes fundadores do SICOFAA participaram da 1ª Conferência de Chefes de Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), com o objetivo de fortalecer relações fraternas e planejar uma cooperação efetiva. Assim, o dia 16 de abril de 1961, data da realização da 1ª CONJEFAMER, tornou-se o Dia do SICOFAA.
Fotos: Ten Scarlet/CECOMSAER